Blog - Vida e Saúde

Perda de peso em SPAs

Pergunta de um personal: Meu aluno vai todo ano para um SPA e chega a perder 8 quilos em 2 semanas, mas sempre recupera tudo (e um pouco mais) poucas semanas depois. O que acontece?

Provavelmente seu aluno volta todo ano pois acredita que emagrece 8kg nesse período, mas isso significaria que ele perdeu 8kg de gordura. Será que isso é possível? Vamos às contas ... 

O tecido adiposo possui alguns outros componentes além da gordura (água, tecido conjuntivo e circulatório), mas estima-se que cerca de 90% dele seja constituído de gordura. Então vamos lá: para cada quilo de tecido adiposo, vamos considerar 900 g de gordura, e cada grama de gordura é capaz de fornecer 9 kcal (unidade de medida da energia contida nos nutrientes Sendo assim, para perdermos esse um quilo de tecido adiposo, precisamos gastar 8.100kcal. Logo, para emagrecer 8 kg precisamos de um déficit de 64.800 kcal.  Logo, se a pessoa quer emagrecer 3kg em uma semana, isso significa que nos 7 dias teríamos que ter um déficit de 4.628 kcal por dia! Com o gasto de energia médio de um adulto, isso significa que a pessoa, além de não comer nada o dia inteiro, teria que correr uma maratona (42 km) por dia, todos os 14 dias para acumular esse déficit. Fácil? Impossível! 

Vamos tomar agora o exemplo uma pessoa que quer emagrecer 1kg por semana. Isso significaria ter que acumular um déficit de 8.100 kcal, que divididas pelos 7 dias correspondem a uma média diária de aproximadamente menos 1.157kcal por dia. Ainda muito difícil, mas não impossível. Já emagrecer 500g por semana significaria um déficit de 578kcal por dia: muito mais viável. 

Sendo assim, o que seu aluno perde em grande quantidade é massa magra. Provavelmente, água, glicogênio (reserva de carboidrato) e massa muscular. Logo, quando ele volta para a vida normal e para a alimentação habitual ele acaba recuperando tudo o que perdeu e um pouco mais e é exatamente por isso que os resultados nunca irão se manter..

 

Blog Ciência Informa - www.cienciainforma.com.br

 





Olá, meu nome é Desire Coelho e sou formada em Nutrição e em Esporte.

Meu grande desafio é ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais sobre os dois relacionamentos mais duradouros que temos em nossas vidas: com a comida e com o nosso corpo.

A área da nutrição vem passando por um momento muito delicado, repleto de mitos e extremismos que têm gerado uma grande histeria nas pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Minha proposta é partilhar os conhecimentos adquiridos em minha experiência clínica e acadêmica com os profissionais da área e o público em geral: sem mitos, sem terrorismo, mas com consciência e, principalmente, ciência!

Sejam bem-vindos ao meu site!

Livro A Dieta Ideal Desire Coelho - Marcio Atalla

Receba a Newsletter