Blog - Nutrição

Dietas Restritivas: Detox….desintoxicar o quê?

Ela teria a capacidade de auxiliar o corpo a eliminar as toxinas geradas pelo consumo de alimento tóxicos, mas será que isso é verdade? Ou melhor ainda, será que isso é necessário?

O problema dessa prática começa na sua ideia central, pois ela parte do princípio que alguns alimentos são tóxicos (?) ao organismo e que os retirando da alimentação e incluindo alguns outros ou suplementos específicos, ajudaria o corpo a se livrar dessa toxicidade.

 
Porém, nosso fígado e rins possuem uma excelente capacidade de removê-las - exceto em casos graves de doenças pré-existentes. Logo, se você não tem doença alguma, não tem com o que se preocupar. Queremos deixar bem claro que dietas detox, com esses preceitos, não têm o menor respaldo científico (existem pouquíssimos estudos em ratos..), e que sua hipótese central é completamente equivocada. Além disso, vale o alerta: se você estiver intoxicado, você não precisa apenas de uma dieta restritiva e sim de um bom hospital. 


Além disso, um aspecto muito negativo desse tipo de prática é ela que induz as pessoas a desenvolverem um comportamento alimentar inadequado ao acreditarem que existem alimentos “ruins”. Logo, para se desfazerem ou minimizarem esses efeitos terríveis, elas precisam comer coisas “boas” e “desintoxicantes” para purificá-las novamente. Note que isso remete a duas práticas comuns entre algumas religiões: pecado e penitência.


Sabemos que você pode estar pensado “Ah, mas se consumirmos açúcar ou sal em excesso, isso pode trazer prejuízos à nossa saúde!”. Claro que isso é verdade, mas não é o caso de desintoxicar, é o caso de equilibrar! O que acontecesse normalmente são pessoas cuja base da alimentação são alimentos ultraprocessados, comidas ricas em aditivos (conservantes, corantes, espessantes..) e em açúcares e gorduras que, de uma hora para outra, passam a consumir vegetais na maior parte do tempo. Sendo assim, essas pessoas se sentem melhor por estarem com uma alimentação mais equilibrada e não por estarem desintoxicadas. Analise sua alimentação e tente melhorá-la sem radicalismos. 

Desire Coelho - Blog Ciência Informa

www.cienciainforma.com.br



Livro A Dieta Ideal Desire Coelho - Marcio Atalla



Olá, meu nome é Desire Coelho e sou formada em Nutrição e em Esporte.

Meu grande desafio é ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais sobre os dois relacionamentos mais duradouros que temos em nossas vidas: com a comida e com o nosso corpo.

A área da nutrição vem passando por um momento muito delicado, repleto de mitos e extremismos que têm gerado uma grande histeria nas pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Minha proposta é partilhar os conhecimentos adquiridos em minha experiência clínica e acadêmica com os profissionais da área e o público em geral: sem mitos, sem terrorismo, mas com consciência e, principalmente, ciência!

Sejam bem-vindos ao meu site!

Receba a Newsletter