Blog - Exercícios

Quer emagrecer? Fuja das dietas...

Você sabia que a cada 10 pessoas que começam uma dieta restritiva, aproximadamente 7 acabam ganhando peso?

Não importa qual seja o tipo, o que essas restrições ou imposições fazem é diminuir o consumo alimentar e, com isso, ocasionam uma redução no consumo de calorias que pode levar à perda de peso, mas chega um determinado momento que não conseguem mais seguir as restrições impostas por elas e acabam comendo grandes quantidades dos alimentos proibidos. 

Não é comum ouvir alguém falando: “A dieta `x y z` funciona! Fiz por 2 meses e perdi muitos quilos! ... mas depois disso não consegui mais seguir a restrição e acabei engordando tudo de novo” – isso quando não engordam até mais do que tinham conseguido perder. 

Então cabe a seguinte pergunta: será que essa dieta realmente funciona? Como é possível afirmar que uma dieta funciona se você só consegue segui-la por um curto espaço de tempo? Uma dieta na qual você precisa evitar o consumo das coisas que tanto adora, fazendo-o se sentir “podado” o dia inteiro? 

O que acontece é que ao se proibir um alimento, este se torna exatamente o que a pessoa mais quer, como se ocorresse uma valorização imediata do mesmo. E, quando a pessoa começa a consumí-lo, pode chegar a perder o controle e ter uma compulsão, efeito já muito bem descrito na literatura científica: restrição gera compulsão! Um dos efeitos mais notórios das dietas é que elas deixam as pessoas obcecadas por comida. Elas ficam pensando em como querer emagrecer enquanto assistem o chef famoso na TV cozinhando..uma loucura!

Mas então o que fazer? Primeiro entenda que alimentação não é uma simples questão de inteligência. Na qual se você for inteligente você irá comer uma maçã ao invés de uma fatia de bolo. Essa é uma visão muito simples de um questão bem complexa. Alimentação é uma questão social e emocional. Alimentação é um relacionamento!

Michael Pollan, autor americano, tem uma das melhores frases sobre dietas "Coma comida, não muita, preferencialmente plantas" (em tradução livre). E é isso! Prefira alimentos frescos. Quanto mais "simples" e natural sua alimentação, melhor. Mas isso não significa que não pode comer um brigadeiro, um suculento hambúrguer, ou qualquer outro alimento que lhe traga prazer e satisfação. Eles também fazem parte de uma alimentação saudável.

Permita-­se relacionar-­se bem com seus alimentos preferidos. Não se trata de uma relação de preocupações, proibições, exageros e compulsões, mas de uma relação saudável. A grande libertação dessas dietas malucas virá quando compreendermos que com uma alimentação equilibrada, podemos sim incluir todos os tipos de alimentos. 

E, da próxima vez que alguém vier falar de uma dieta nova, saia correndo! Literalmente! Somando-­se uma alimentação mais natural à atividade física, você terá mais saúde não apenas física, mas emocional!

 

Desire Coelho - Blog Ciência Informa

www.cienciainforma.com.br

 

Para saber mais:

Pietilainen et al. Does dieting make you fat? A twin study International Journal of Obesity (2012) 36, 456-464.

Lowe et al. Dieting and restraned eating as prospective predictors of weight gain. Frontiers in Psychology (2013) 4, 1-7.

Lowe et al. Multiple types of diet-
ing prospectively predict weight
gain during the freshman year of
college. Appetite (2006) 47, 83–90. 

Hill AJ. Does dieting make you fat? Bristics Journal of Nutrition (2004) 92, suppl 1, S15-18.





Olá, meu nome é Desire Coelho e sou formada em Nutrição e em Esporte.

Meu grande desafio é ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais sobre os dois relacionamentos mais duradouros que temos em nossas vidas: com a comida e com o nosso corpo.

A área da nutrição vem passando por um momento muito delicado, repleto de mitos e extremismos que têm gerado uma grande histeria nas pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Minha proposta é partilhar os conhecimentos adquiridos em minha experiência clínica e acadêmica com os profissionais da área e o público em geral: sem mitos, sem terrorismo, mas com consciência e, principalmente, ciência!

Sejam bem-vindos ao meu site!

Livro A Dieta Ideal Desire Coelho - Marcio Atalla

Receba a Newsletter